Turquia, 3ª colocada na copa de 2002

Em pé, da esquerda para direita: Fatih Akyel, Bulent Korkmaz, Umit Ozat, Alpay Ozalan, Rustu Recber e Hakan Sukur
Agachados: Yildiray Basturk, Tugay Kerimoglu,Emre Belozoglu,Hakan Unsal e Hasan Sas

Após 48 anos a Turquia volta a disputar um Mundial. Sua única participação havia sido na Suíça-1954, onde caiu no grupo mais forte, com Alemanha e Hungria, que acabaram fazendo a final. Ainda assim, os turcos terminaram a primeira fase empatados com os alemães na segunda posição, com dois pontos. Fizeram um jogo de desempate e foram goleados por 4 a 1.

Em 2002, classificou-se numa chave que tinha Brasil, Turquia, China e Costa Rica.

Na primeira partida foi derrotada por 2x1 pelo Brasil com gol de Hasan Şaş para a Turquia e Ronaldo e Rivaldo para o Brasil, este último chegou a ser punido pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) por simular uma bola chutada propositalmente por um jogador turco, o zagueiro Alpay Ozalan, no seu rosto, mas imagens revelaram que a bola chutada em Rivaldo pegou na perna do atacante e não no rosto como o mesmo havia dito. O turco foi expulso pela atitude. No 3º contra a China garantiu vaga nas oitavas de final após a ajuda brasileira com um sonoro 5x2 na Costa Rica. Nas oitavas a seleção turca bateu os japoneses por 1x0. Nas quartas bateu o Senegal e na semifinal, foi eliminada pelo Brasil com um gol de Ronaldo de bico. Na disputa pelo 3º lugar, bateu a Coréia do Sul por 3 x 2 , terminando a copa assim, na terceira colocação.

No mesmo mundial, figuraram na seleção turca jogadores vindos da comunidade turca na Alemanha: Yıldıray Baştürk (que nunca jogou em clubes turcos), Tayfur Havutçu, İlhan Mansız e Ümit Davala.

No jogo contra o Brasil, a imagem abaixou entrou para história dos mundiais, o exército Turco tentando roubar a bola de Denilson, que havia entrado justamente para segurar a bola.


Referência:

Folha.com
Gazeta Esportiva.Net - O melhor Portal de esportes do Brasil
Nos gramados
Wikipédia, a enciclopédia livre

3 comentários:

Fábio 1 de julho de 2010 às 19:08  

Esse goleiro era bom. Timaço, faz falta em copas, pessoal lá é bem apaixonado pelo futebol, e a liga muito forte.

Anônimo,  30 de novembro de 2012 às 10:44  

Belas pernas essa cambada tem !

Alex Turco 13 de julho de 2013 às 18:51  

Eu estava na Turquia em 2002 quando esses caras jogaram 2 vezes contra o Brasil. Eles são fanáticos e ficaram eufóricos mesmo perdendo, muito bom por ter assistido aos jogos estando lá na casa deles, no meio deles. Só aquela presepada do Rivaldo que pegou meio mal...
To escrevendo um blog usando os e-mails que mandava na época pros meus amigos com minha aventura ao longo do ano de 2002 na Turquia
http://xandturquia.blogspot.com

Postar um comentário