Fluminense, Máquina Tricolor de 1976

EM PÉ:: Renato, Carlos Alberto Torres, Edinho, Carlos Alberto Pintinho, Rodrigies Neto e Miguel. AGACHADOS: Gil, Paulo César Lima, Doval, Rivelino e Dirceu.

por Mauro Jácome em 14/03/2008

Em 1976, não satisfeito com o timaço que tinha, Horta inventou o troca-troca no futebol carioca. Do Flamengo, trouxe o goleiro Renato, o lateral Rodrigues Neto e o artilheiro Doval, cedendo o goleiro Roberto, o lateral Toninho Baiano e o meia Zé Roberto; Do Botafogo, trouxe Dirceu em troca de Mário Sérgio e Manfrini; e ao Vasco, cedeu Marco Antônio, Abel e Zé Mário em troca de Miguel e Dirceu. Do Santos, o Tricolor repatriou o capitão do tri, Carlos Alberto Torres e formou o time que ficou conhecido como a Máquina Tricolor.

Com o time devidamente escalado com: Renato, Carlos Alberto Torres, Edinho, Miguel e Rodrigues Neto; Carlos Alberto Pintinho, Rivelino e Paulo César Caju; Gil, Doval e Dirceu, o Fluminense era um time quase imbatível.

O futebol carioca tinha um campeonato forte, as torcidas enchiam os estádios e o Fluminense era o time a ser batido. A derrota para o Bonsucesso na primeira rodada por 3 x 0 serviu apenas para dar falsas esperanças para os rivais. O que se viu nos jogos seguintes foi a Máquina vencendo e encantando. Sobrou para o Goytacaz e para o Botafogo que sofreram impiedosas goleadas por 9 x 0 e 5 x 1 respectivamente. Na fase final, vitória sobre o América por 2 x 0 e empate com Botafogo e Vasco levaram a decisão do campeonato para um jogo extra contra o Vasco. O Maracanã estava lotado. 127 mil espectadores acompanhavam o jogo que teimava em permanecer em 0 x 0. O Vasco se defendeu o jogo inteiro, até que no último minuto da prorrogação, Paulo César cobrou falta na área, Gil escorou para o centro da área e Doval, artilheiro do campeonato com 20 gols, subiu mais que Abel, tocando de cabeça no canto de Mazzaropi. Fluzão bi-campeão carioca!

E com a torcida tricolor em festa, ecoava o grito que era marca registrada da Máquina: “É covardia! É covardia! Rivelino, Paulo César e Cia!”.

Fonte do texto: http://www.canalfluminense.com.br
Fonte da foto: Revista Placar

-------------------------------

Comentários (8): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:23

Em 14/03/2008, às 08:11:44, ricardo castelo página pessoal disse: o que mais me agrada das fotos é o uniforme usado nestas épocas, todos muito simples, com identificação imediata do torcedor.

Em 15/03/2008, às 06:55:30, FABRICIO e-mail disse: EU ERA MUITO NOVO NA EPOCA DA MAQUINA E NÃO TENHO RERCORDAÇOES DESTE TIMAÇO... COMO GOSTARIA DE TER ENTENDIMENTO NESTA EPOCA. COMO NÃO TINHA FICO COM AS HISTORIAS DO MEU VELHO

Em 15/03/2008, às 20:53:08, Ailton Mendonça disse: Jogar com certeza,trocava de time na hora e passava a torcer pelo Flu. Eu posso dizer,eu vi aquela orquestra jogar.E eram movidos a óleo FLUBRAX. "...Pára é covardia...Rivelino,Paulo César e companhia!..." (Jogos para sempre)

Em 15/03/2008, às 20:55:42, WAGNER ANDRE e-mail disse: A FINAL DE 76 FOI A PRIMEIRA VEZ QUE FUI AO MARACANA INESQUECIVEL AQUELE JOGO. FOI O MELHOR TIME QUE O FLU JA TEVE, NUNCA MAIS NINGUEM TERA UM TIME DAQUELE TODOS OS JOGADORES ERAM DE SELEÇAO

Em 17/03/2008, às 23:01:00, CAMPEAOZÃO disse: DA VIÑA DEL MAR, LIBERTADORES DO FLUZAO!!

Em 20/03/2008, às 19:48:04, Rubens Duarte página pessoal e-mail disse: Amigo Marcio, parabens pela iniciativa de postar os grandes de epocas anteriores. Fiquei muito feliz ao receber um comentario seu no meu blogger www.torcedornordestino.com , e quero adiantar que quero sim fazer parcerias em divulgar seu trabalho e ao mesmo tempo tambem divulgar o nosso em seu fotolog. Um abraco e aguardo um novo contato seu.

Em 1/04/2008, às 20:12:33, carlos magno faturini e-mail disse: É covardia, é covardia, Rivelino, Paulo Cesar e companhia!!! cantava a torcida eufórica com o gol de Doval.Que saudades da Máquina, eu tava lá na decisão com o vasco, Maraca lotadão, muito pó de arroz e muita alegria Viva o Flu

Em 17/03/2009, às 17:47:59, antonio claudio disse: tinha 10 anos em 75 aquando começou a saga da maquina ....sou fã daquele que foi maior meio -campo de todos os tempos ...seu nome ROBERTO RIVELLINO

11 comentários:

Anônimo,  10 de janeiro de 2010 às 12:33  

e o poderoso timao acabou com a festa......

Anônimo,  1 de novembro de 2012 às 15:17  

ESSE FOI UM DOS MAIORES TIME QUE O FLUMINENSE MONTOU EA ASTUSIA E ERA UM TIME QUE JOGAVA ATRAVES DOS SEUS MAIORES JOGADORES QUE O SEU PRESIDENTE DA QUELA EPOCA MONTOU QUE SIGUINIFICAVA ERA LEMA VENSER OU VENSER QUEM DITAVA AS JOGADAS GENIAS NOS PES DE PAULO CESAR CAJU PINTINHO DIRCEU EO MAIOR JOGADOR QUE COMANDAVA A FAMOSA MAQUINA TRICOLOR DE 1975 E 1976 QUE O NOSSO MAIOR JOGADOR ROBERTO RIVELINO QUE SAUDADE EU TENHO DESSE TIME

Unknown 15 de novembro de 2012 às 18:01  

eu tinha 12 anos e para mim 1975 e 1976 foi os anos que marcarão a minha vida, tempo de menino sonhador e feliz p mim estes anos foi marcante em tudo musica meu time a minha maquina chegando a reta final

Anônimo,  2 de outubro de 2013 às 15:19  

Meu nome é Sergio Macedo, 51 anos, vascaíno e vou pedir licença, com todo o respeito, para contestar um tópico. A troca de Marco Antônio, Zé Mário e Abel Braga foi apenas por Miguel, no ano de 1976. Dirceu foi o Vasco, em 1977, trocado por Luís Carlos e mais Cr$ 400.000

Anônimo,  2 de outubro de 2013 às 15:20  

Meu nome é Sergio Macedo, 51 anos, vascaíno e vou pedir licença, com todo o respeito, para contestar um tópico. A troca de Marco Antônio, Zé Mário e Abel Braga foi apenas por Miguel, no ano de 1976. Dirceu foi o Vasco, em 1977, trocado por Luís Carlos e mais Cr$ 400.000

LYZARDO 17 de janeiro de 2014 às 09:16  

E SE FODEU NA FINAL CONTRA O INTER. OTÁRIO!!!

Jeferson Amaral 8 de maio de 2020 às 01:30  

O time de 75 e 76 era maravilhoso, mas ganhou muito pouco. Fico com o time de 83,84 e 85, Assis, Washington, Romerito, Branco e Cia não era tão badalado, mas era vencedor.

Unknown 28 de fevereiro de 2021 às 17:11  

Sou tricolor por causa desse time de 75 e 76,me lembro bem do famoso gol do elástico de Rivelino em cima do Vasco, e Carlos Alberto pintinho ditando o ritmo, tem que ter coragem para montar outra máquina.

Anônimo,  28 de junho de 2022 às 17:04  

A Copa do Guerreiros de - 2009 - Um Time Gladiador da América, merecidamente com Orgulho de ser Tricolor ✊

Anônimo,  28 de junho de 2022 às 17:07  

Opa *errei* dos Guerreiros - A Copa -

Postar um comentário